Fórum Ateus do Brasil: Quanto menos sabemos, menos procuramos saber - Fórum Ateus do Brasil

Jump to content

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Quanto menos sabemos, menos procuramos saber Se eu fosse assim seria um teista brilhante Rate Topic: -----

#1 User is offline   alstudart 

• Advanced Member
  • PipPipPip
  • Group: Members
  • SexoMasculino
  • LocalFortaleza-CE
  • Crença:Ateísmo

Posted 25 novembro 2011 - 10:25

Posted Image
RIO - Um dito popular mundialmente famoso - "a ignorância é uma benção" - sempre intrigou Steven Shepherd, pesquisador da Universidade de Waterloo, nos Estados Unidos. Para conferir se havia alguma verdade nessa máxima, ele aplicou testes, nos últimos dois anos, em 511 americanos e canadenses. E descobriu que, quanto menos seus voluntários sabiam sobre temas complexos, como economia, consumo de energia e meio ambiente, menos eles procuravam aprender.

Há um beneficiado por esta equação: o governo (seja ele qual for). Como se tratam de polêmicas ligadas à sociedade, os entrevistados depositavam toda a confiança no Estado. As autoridades teriam carta branca para fazer o que fosse melhor para todos. Afinal, ao menos teoricamente, são elas que dominam aqueles assuntos.

- Quando um tema é muito complexo, nós terceirizamos a responsabilidade pelo seu entendimento - explica Shepherd ao GLOBO. - A falta de compreensão transforma-se em uma confiança crescente nessas autoridades. É uma opção confortável para as pessoas.

Para Shepherd, o estudo teria resultados semelhantes se fosse aplicado em outros países - inclusive no Brasil.

- Recrutamos uma ampla gama de pessoas, de diferentes idades e origens. Por isso, creio que este fenômeno não é específico a uma cultura ou a um local - conclui - Em outros países, haveria resultados análogos. Os problemas a serem pesquisados, obviamente, poderiam mudar. No Japão, por exemplo, as pessoas são realmente motivadas a pensar que seu governo pode lidar com os desastres pós-tsunami. Seria difícil que acreditassem em algo contrário a isso.

O pesquisador ressalta que seu trabalho pode ser usado para que educadores procurem formas mais atraentes de fazer com que os estudantes se envolvam em temas importantes à sociedade. Uma alienação como a vista atualmente, segundo Shepherd, permite que a classe política apresente os problemas de forma superficial e explore mais as emoções do que o conteúdo de um debate.

- Muitas pessoas mudam a canal quando veem um comercial de TV pedindo-os para doar dinheiro para crianças doentes. Mas não o fazem por não ligar para o problema. É porque elas ligam o suficiente para achar aquelas imagens perturbadoras demais - acredita. - Olhar para outro lugar, então, torna-se uma forma conveniente de lidar com aquilo. Lembrar as pessoas que elas têm poder para ajudar é uma parte desse quebra-cabeça.

Shepherd publicou um artigo sobre a pesquisa na última edição do "Journal of Personality and Social Psychology", da Associação Americana de Psicologia.

fonte
1

#2 User is offline   Felippe 

• Advanced Member
  • PipPipPip
  • SexoMasculino
  • LocalSão Paulo - SP

Posted 27 novembro 2011 - 11:07

Muito interessante.
"O ateísmo não é uma filosofia; não é sequer uma visão do mundo; é simplesmente o reconhecimento do óbvio. Na verdade ateísmo é um termo que não deveria existir. Ninguém precisa se identificar como "não-astrólogo", ou "não alquimista". Não temos palavras para definir pessoas que duvidam que Elvis Presley continua vivo, ou de que alienígenas atravessaram a galáxia só para incomodar fazendeiros e seu gado." - Sam Harris
0

#3 User is offline   Boo 

• Advanced Member
  • PipPipPip
  • SexoFeminino
  • LocalSP

Posted 28 novembro 2011 - 04:14

Muito legal, para um povo ignorante, um governo corrupto é um bom governo, mesmo para aqueles que reclamam na hora em que pesa em seu bolso, mas nada faz para mudar a situação.
0

#4 User is offline   Curty 

• Advanced Member
  • PipPipPip
  • SexoMasculino
  • LocalPorra do Brasil

Posted 01 dezembro 2011 - 09:03

Todo povo merece governante que tem .
Povo latino é burro e merece os piores governantes
0

#5 User is offline   Diogo Ferronato 

• Newbie
  • Pip
  • SexoMasculino

Posted 02 janeiro 2012 - 12:29

View PostCurty, on 01 dezembro 2011 - 09:03 , said:

Todo povo merece governante que tem .
Povo latino é burro e merece os piores governantes

Eu discordo de você pelo seguinte motivo:
Primeiro vamos ler o título do tópico, Quanto menos sabemos, menos procuramos saber.
Gostaria que você procurasse ler sobre a corrupção que ocorreu na França há muito tempo atrás, o país quase foi a falência. O motivo? Educação.
Porém aconteceu que os políticos resolveram investir em educação e toda a população começou a criticar certas posturas tomadas pelo governo, logo políticos corruptos não se elegiam mais.
Porém hoje o Brasil vive a mesma crise, com uma corrupção talvez mais moderada em comparação a deles, só que aqui os governantes não se esforçam para oferecer uma educação mais digna à população, então não devemos culpar unicamente uma "massa facilmente manipulada" que cede aos desejos deles a troco de R$50,00
0

#6 User is offline   hugoxrosa 

• Advanced Member
  • PipPipPip
  • SexoMasculino
  • LocalSampa
  • Crença:Outros

Posted 01 fevereiro 2012 - 09:21

Diogo, só não acho que a corrupção seja mais moderada, ela é mais acobertada.

Essa pesquisa não é exatamente uma novidade por aqui no Brasil. Ninguém investe em educação porque sabe que um povo burro e alienado é mais fácil de controlar.

Um dos primeiros passos após o fim da ditadura foi retirar dos currículos escolas disciplinas como EMC (educação moral e cívica) e OSPB (organização social e política do Brasil). Os mais jovens nunca ouviram falar delas, eu mesmo não as tive, minha turma foi a primeira com novo currículo na escola. Afinal para que os alunos precisam estudar ética, moral, política, sociologia?

Hoje, temos internet e orkut para ajudar, é claro que estes não são as causas, são o meio. Mas, percebe-se claramente o interesse das pessoas na internet, e vemos que elas não procuram novidades, pocuram mais do mesmo. Apenas aqueles que se interessam por política vão visitar sites de grupos como o transparencia brasil, ouvir radio de noticia ou ver telejornal. Outros vão preferir cutucar os amigos, jogar no facebook, ou compartilhar o mais novo meme.
0

#7 User is offline   Max 

• Advanced Member
  • PipPipPip
  • SexoNão conto
  • Crença:Não Especificado

Posted 02 fevereiro 2012 - 04:42

É Hugo, boa a lembrança da dupla EMC-OSPB (na verdade trinca, com o EPB - Estudo dos Problemas Brasileiros - no 3º grau). Lembro-me que no primário já aprendíamos a função dos Poderes, o papel do Vereador e do Prefeito, pra que servia uma Câmara Estadual, um Fórum. Tudo sem demagogia, sem puxar sardinha pra lado nenhum.

Hoje em dia eu tenho que patrulhar o caderno do meu filho, porque inventaram que Filosofia e Sociologia tem que constar na grade curricular. Só para lembrar, essas "humanas" (com História e Geografia) são dominadas por quadros da extrema-esquerda - como na USP, onde os bicho-grilo sustentados pelo PCO vão adiando a formatura para lavar o cérebro dos calouros e perpetuar a tchurma dos órfãos de Lamarca, Marighella e cia. Sorte que o Brunão, meu filhão, não cai na conversa mole dos caras e vem me pedir uma interpretação mais equilibrada.
Ex-membro
0

#8 User is offline   Curty 

• Advanced Member
  • PipPipPip
  • SexoMasculino
  • LocalPorra do Brasil

Posted 03 fevereiro 2012 - 01:31

AAAAAAAAAAAAH mas o povo francês sua maioria e culto por natureza , lá e normal estudantes irem na rua protestar pelo seus direitos , aki no brasil e chamado de marginais ¬¬. Governo que um povo burro porque é mais facil manipular
0

#9 User is offline   Bapho 

• Advanced Member
  • PipPipPip
  • SexoMasculino
  • LocalBras� lia-DF

Posted 03 fevereiro 2012 - 01:45

Muito legal, para um povo ignorante, um governo corrupto é um bom governo, mesmo para aqueles que reclamam na hora em que pesa em seu bolso, mas nada faz para mudar a situação".

Um dia me disseram que no Brasil existem 3 classes. A classe rica, a classe pobre e a classe vítima.
"Quando você não vive a vida, a vida te consome"
0

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)